O Que É Saneamento Ecológico?

Saneamento Ecológico são processos e tecnologias baseadas nos padrões da natureza que tratam o esgoto para retornar a água totalmente limpa ao meio ambiente, eliminando substâncias nocivas à saúde e podendo ser reutilizada, por exemplo, para irrigação e fertilização de hortas e jardins.


O Saneamento Ecológico é um grande aliado na preservação das águas, pois permite o tratamento descentralizado, a nível local, em processos simples e eficientes, sem a necessidade de grandes Estações de Tratamento de Esgoto e redes públicas. Outro grande diferencial do Saneamento Ecológico para o convencional é o fechamento dos ciclos dos nutrientes, ou seja, não há nada desperdiçado, todas as substâncias que poderiam se tornar contaminantes se lançadas diretamente na natureza são reaproveitadas, como por exemplo o Nitrogênio e o Fósforo, importantes nutrientes para as plantas.

Em muitos sistemas de Saneamento Ecológico as plantas assumem funções fundamentais, pois além de retirar os poluentes também devolvem a água totalmente tratada para a atmosfera através da sua evapotranspiração, reduzindo o volume do efluente final descartado no solo. Há alternativas de sistemas de saneamento ecológico com alta eficiência, sem geração de lodo e odores, com baixa manutenção, de baixo custo, integrados ao paisagismo e à produção de alimentos orgânicos, saudáveis e nutritivos!

Algumas das soluções mais comuns de saneamento ecológico são: Fossa de Bananeiras, ou Bacia de Evapotranspiração (BET); Jardim Filtrante; Lagos Naturais e Artificiais; Círculo de Bananeiras; Wetlands; Banheiro Seco; entre outras. As próprias Fossas Sépticas convencionais podem ser adaptadas para funcionar como parte de um sistema ecológico.

× Entrar em contato